Parque Primário Complementar de Leopoldina -1960-1968

Notícia sobre a escola Parque Jairo Salgado retiradas e disponíveis em: https://www.leopoldina.cefetmg.br/noticias.php?codmsg=739

Histórico:

Em 22 de junho de 1958, instalava-se, em Leopoldina, a primeira unidade do Plano Piloto para Erradicação do Analfabetismo no Brasil: a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA), que se efetivou  com as instalações do Parque Primário Complementar de Leopoldina, constituído por quatro prédios com salas de aulas, oficinas e área para a prática de esporte e lazer,  projetados de modo bastante funcional de maneira que pudessem, alunos e professores, transitar livremente pelas dependências, por um período de 7 horas diárias.

O espaço foi inaugurado em 09 de abril de 1960 e abrigou duas importantes instituições da história de Leopoldina: “Rádio Sirena” e “Escola Parque”. A primeira teve uma vida curta, funcionou apenas até 1963 e a segunda, até 1968. Os alunos terminavam o ciclo das oficinas e saíam aptos para o trabalho, aumentado-lhes as chances de se estabelecer, com eficácia, no já difícil mercado de trabalho daquela época. O espaço acabou ficando conhecido em Leopoldina por Escola Parque.

Veja ao lado mais informações sobre a Campanha Erradicação do Analfabetismo no Brasil.